A história dos tróleibus, ou ônibus elétricos, em Araraquara começa no final da década de 50. Nessa época, o Brasil de Juscelino Kubitschek buscava a modernidade. O país se industrializava, as cidades cresciam e adquiriam importância. Em Araraquara, o prefeito Romulo Lupo estava decidido a implantar, pela primeira vez em uma cidade do interior, o transporte com ônibus elétricos, depois de conhecer os sistemas das cidades italianas de Vicenza e Piacenza, em 1934.
Em 1958, a prefeitura concede o serviço para a iniciativa privada, e por meio da Lei nº 713, de 4 de dezembro de 1958, autoriza a concessão por 50 anos à companhia araraquarense que se organizasse para a exploração do transporte coletivo urbano da cidade. A CTA começou a operar em 27 de dezembro de 1959 com os sete veículos nacionais Grassi/Villares, na versão mais curta.
Lamentável foi os tróleibus de Araraquara, Ribeirao preto e Rio Claro terem acabado. Em Araraquara, se tivesse um pouquinho só de boa vontade, poderia criar uma linha turística que circulasse pela Vila Xavier, ou até mesmo dentro do Pq.Pinheirinho. Senti na alma ver tantos ônibus em excelente estado de funcionamento serem encostados e sucateados nos Altos da Vila. Lamentável! Típico de um país de corruptos, safados e filhos daquilo!
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